Apelo Sexual nos Quadrinhos. Será que é necessário?!


 
     Quadrinhos não são muito diferentes de outras mídias visuais, e é também um produto de mercado, e como sabemos, mulher vende, sensualidade vende e atrai publico, é assim aqui, na América, Japão, China e em qualquer lugar do mundo. Não é difícil achar desenhos infantis com alguma insinuação sexual, eu via isso no Tom e Jerry por exemplo. Mas nos mangas isso é bem mais explicito, os mangakás adoram tanto desenhar calcinha que com o tempo se popularizaram gêneros que você pode considerar exclusivamente pervertido, como os ecchi que possui histórias até coerentes mas a função principal é sensualizar os personagens usando referências sexuais o tempo todo de forma implícita e ás vezes até direta, e o hentai que é voltado a temas sexuais mais variados possíveis, alguns até com personagens de desenhos famosos. Não só os mangás fazem isso, as comics americanas fazem isso demais também, cara as heroínas da Marvel e DC poderiam ser todas capas de playboy se elas fossem reais, mas isso é o de menos, uma vez eu assistir um episódio da liga da justiça onde um cara diz sobre a mulher maravilha “uma heroína vestida desse jeito, já vi prostitutas com mais roupa que isso”, e de fato é verdade e vale pra Marvel e DC inteira. Isso é um problema pra mim? Não.


      O sensualismo é interessante e acrescenta a obra, seria hipocrisia eu dizer que não exploro a sensualidade feminina nas minhas obras ou desenhos, meu lápis faz curvas e curvas quando eu desenho uma garota, e eu achei que era por quê eu era homem, só que eu percebi que até as garotas exploram muito mais a beleza feminina que a masculina quando desenham, mas a também erotismo que atraem garotas em HQ, por exemplo Free que é um anime sobre natação que não é ruim mas é um fan service tão descarado para garotas que eu não consigo assistir.


     Como disse não sou contra o sensualismo, dano um exemplo da vida real, eu adoro mulheres sensuais, mas odeio mulheres vulgar. Imagine uma linda mulher em um shopping sentada em um banco, essa mulher tem lindas pernas à mostra ela e está usando saia que termina antes de passar dos joelhos e ela está de pernas cruzada e sentada elegantemente sem mostrar nada além se suas coxas grossas isso iria te chamar a atenção sem ofender a imagem da garota. Agora imagine essa mesma garota no mesmo lugar com uma saia mais curta ainda sentada de pernas abertas mostrando a calcinha pra todo mundo sem se importar, com um monte de homens passando e chamando ela de gostosa, chamaria a atenção também com certeza mas iria manchar a imagem da garota pois todos iriam dizer que ela é uma vadia. Nas Hqs penso do mesmo jeito o problema é quando se torna vulgar tipo Tenjou Tenge onde a maior reclamação dos fãs é exatamente a putaraia desnecessária. Se usado da maneira correta o apelo sexual até acrescenta a obra, principalmente quando a obra envolve romance, como Inuyasha por exemplo, e até mesmo Sword Art Oline, esquece Sword Art ele peca bastante, tem incesto e tentáculos, voltando Tenjou Tenge que não me incomodava no início, mas do meio pra frente a coisa ficou feia, antes Oh great o autor pervertido de Tenjou colocava cenas de nudez e sexo de forma mais ou menos coerente, depois as mulheres apareciam nuas em qualquer lugar, toda hora, de qualquer jeito, tudo bem Tenjou deixa bem claro que é uma obra com elementos ecchi e é para maiores de 18 anos igual a Freezing que tem os mesmos problemas.  


Mas quando isso acontece em obras dedicadas ao um público menor de 18 anos? Quando obras como One Piece, Bleach, Dragon Ball, Nartuto, Fairy Tail usam esse apelo. Bom aí depende, na maioria das vezes eles misturam isso com comédia e fica até engraçado, eles exploram a inocência dos personagens e do publico que geralmente são crianças e adolescentes que não são o seu público principal, mas sim o público alvo. Alguns até usam uma estratégia para canalizar essas piadas sexuais e criam um ou dois personagens na série que serão alvos dessas piadas como a Inoue e a Matsumoto no Bleach, Bulma no Dragon Ball, Boa Hancock no One piece, agora o foda é quando o autor perde a linha e exagera como em Fairy Tail, o anime não tem nem sangue pra que um público maior possa assistir mas as mulheres sempre aparecem em ângulos insinuantes em cenas de banho a cada três episódios mas o pior não é isso que o cara faz tanto isso que já ficou vulgar, toda hora noa anime aperce uma mulher de quatro com a bunda pra tela, vez ou outra o Fairy Tail tem uma piada sexual boa, na maioria das vezes o apelo sexual é visual, ocorre muito da Lucy está falando e a câmera está nos seios na coxa ou na bunda dela, em qualquer lugar menos na boca, ás vezes isso incomoda.

 

Por último o apelo sexual dos vídeos games. Não é diferente dos quadrinhos e animes em geral, as mulheres estão sempre com pouca roupas, lutam com roupas nada a ver, sempre balançando dois pares de peitos enormes e mostrando a calcinha, mais uma vez digo que pra mim não é um problema, assim como nos mangás que existem os quadrinhos voltado para o erotismo também existem jogos voltado para esse público mais pervertido, exemplo Dead or Alive. As garotas do Residente Evil, Final Fantasy, Tomb Raider, Tekken e King of Fighters com certeza estão entre as mais apelonas, a Mai shiranui é a garota propaganda do KoF, ela está em todas as capas dos jogos só pra garantir a venda, já que ela não tem um papel de destaque como personagem da série.



         Em fim, não sou contra o uso do apelo sexual, ou erotismo, até mesmo sou a favor de cenas picantes nas HQs desde que bem contextualizado lógico. Eu apoio desde que enriqueça a série ao em vez de manchar sua imagem, pra mim é válido desde que o apelo sexual não seja usado pra atrair leitores para uma história sem conteúdo e sim para uma história que seja boa independente de ter sexo ou não, nudez ou não, mulheres lindas ou não.                      

 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...