Como e difícil trabalhar com quadrinhos

Há alguns anos atrás comecei a gostar de quadrinhos e de desenhar pela influência do meu amigo keyny, ele me emprestava suas revistas e sempre comprava todo tipo de revista em quadrinhos e também sempre estava por dentro das novidades.
desenho feito pelo keyny
na época não tinha internet, e era ele que sempre aparecia com as novidades.
 Não somente eu, mas também outros amigos, ficávamos durante horas escutando as estórias das sagas dos quadrinhos que ainda iriam estrear entre outras coisas como animes e mangas.


Eu também ficava impressionado com os seus desenhos, uma vez ou outra acabava ganhando um desenho dele, foi quando eu comecei a tentar desenhar, fui aprendendo aos poucos, e a partir dai se tornou um hobby, sempre quando eu tinha um tempo ficava rabiscando.

O tempo passou e nós tivemos que deixar os desenhos de lado para poder trabalhar, pois, no Brasil muitas áreas de atuação são completamente desprezadas e não são consideradas trabalho, como design, ilustradores, quadrinistas entre outras que nem mesmo são regulamentadas.


Hoje, tanto o Keyny quanto eu seguimos desenhando como hobby, eu até tentei chegar mais longe fazendo cursos e tentando me especializar, mas acho que não foi o bastante.

Mesmo depois de aprender um pouco sobre como desenhar fazendo cursos e tudo mais, fica a dúvida de como entrar no mercado de trabalho, como fazer os testes e onde ir. Até mesmo gente muito talentosa acaba desistindo.

È lógico que apesar das dificuldades, algumas pessoas com muito esforço acham o caminho e conseguem chegar lá, e quando chegam, tem que fazer um esforço extra para se manter.


A pessoa que quer trabalhar como quadrinista, tem que simplesmente gostar muito do que faz para poder ficar durante anos e anos estudando, aprendendo e lutando contra a maré que é a indústria de quadrinhos 
e as agências que são bem padronizadas em relação ao estilo e rapidez da produção, uma verdadeira peneira onde poucos passam,
ou seja, você tem que estar muito qualificado para poder fazer parte do mercado americano de quadrinhos, pois, no Brasil não existem muitas opções.



Por outro lado temos a internet, uma porta aberta para vários estilos e gostos, é uma grande chance para a pessoa desenvolver um trabalho, mostrar suas idéias e o seu estilo próprio.

A internet pode aproximar os leitores dos autores, mas também exige que a pessoa se dedique muito para conseguir obter algum resultado. Resumindo, não tem um caminho fácil, eu estou lutando para ver ate onde conseguirei chegar.

Enfim, se você quer ser quadrinista meu amigo, pode se preparar, é estudar muito mesmo, e quem sabe um dia nós não consigamos achar o caminho.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...